Projeto Tablet Educacional

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) contempla entre suas metas a disseminação do uso pedagógico da tecnologia digital. As ações previstas inserem-se no contexto político-pedagógico de qualificação da educação, construção das competências amplas da cidadania e do desenvolvimento humano.

Uma das metas do PDE é a instalação de computadores em todas as escolas públicas, aliada à formação de recursos humanos envolvidos com a educação pública brasileira, bem como prover conexão à internet banda larga para todas as escolas públicas do país, com velocidade igual ou superior a 1 megabyte por segundo, de forma gratuita até o ano de 2025.

Nessa direção da inserção de tecnologias nas escolas públicas pelo MEC, o esforço atual é acrescido do desafio de disseminar e promover o uso pedagógico do Tablet Educacional, como uma ação do PROINFO integrado no ensino médio das escolas do Estado da Paraíba, com inciativas e bases de gestão e de formação estruturadas nos Núcleos estaduais de Tecnologia Educacional. 

As ações previstas se inserem no PDE e se integram ao projeto-piloto, desencadeado a partir da aquisição, pelo Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, de 45 mil equipamentos portáteis, que estão sendo denominados de tablets educacionais, para a execução de um projeto plural, constitutivo dos sistemas públicos de ensino do nosso Estado, em escolas públicas localizadas nas áreas urbanas e rurais.

O projeto-piloto deverá ser implementado em 200 escolas, das 385 públicas do Estado da Paraíba que  irão receber o Tablet Educacional. As outras ações serão contempladas, de modo a assegurar o desenvolvimento correto e pleno do Projeto: Uso Pedagógico do Tablet Educacional.

  • a implementação de processo de capacitação de recursos humanos envolvidos com a operacionalização dos projetos-pilotos;
  • a implementação de processo de acompanhamento e a avaliação de desempenho dessa fase, que permita valorar o impacto do tablet educacional conectado, no processo pedagógico e organizacional, visando a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem e inclusão digital da comunidade escolar;
  • a implementação de um processo de pesquisa que seja capaz de identificar práticas pedagógicas inovadoras com o tablet educacional e desenvolver referenciais da mudança curricular necessária à escola no contexto da sociedade do conhecimento.
A implantação e execução do projeto-piloto consistirão, portanto, em uma oportunidade de conhecer a realidade do uso do tablet educacional num contexto escolar mais amplo, adequado às peculiaridades dos diversos projetos pedagógicos com efetivas soluções contextualizadas, que possam ser úteis para todo sistema público de ensino voltado à busca do caminho de uso/aplicação em relação à disseminação das inovações pedagógicas aliadas às tecnológicas.

Tais ações necessitam serem desenvolvidas por meio de metodologias adequadas, que podem ser executadas com a cooperação da Universidade Federal da Paraíba, que tem larga experiência em projetos que envolvem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e, por esse motivo, pode contribuir de forma significativa para ampliar os aspectos considerados na concepção do projeto, na elaboração da proposta de formação e na avaliação do mesmo.

Em todos esses pilares a Universidade Federal da Paraíba pode se destacar como colaboradora efetiva do projeto, em razão da competência dos seus especialistas em formação de agentes educacionais em TIC e avaliação. A experiência da equipe de coordenadores, formadores e tutores com projetos que envolvem as TIC, habilita a contribuir de forma significativa para ampliar os aspectos considerados na concepção do projeto, na elaboração da proposta de formação e na avaliação do mesmo.