sábado, 7 de setembro de 2013

ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM TUTORES DO TABLET EDUCACIONAL/PB

Aconteceu nesta sexta (6) o Encontro de Formação com os professores Tutores do projeto Tablet Educacional/ PB no auditório do Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE de João Pessoa. Recebeu a formação os Tutores de 24 escolas da 1ª Regional de Ensino beneficiadas com o projeto. O Encontro teve por objetivo iniciar as ações de formação dos professores tutores na apropriação tecnológica e pedagógica ao uso do Tablet Educacional, bem como familiarizá-los com o ambiente virtual de aprendizagem, a plataforma Moodle da UFPB, ambiente utilizado para os momentos de formação a distância.


O planejamento compreendeu a primeira aula do Módulo I - Apropriação tecnológica e Plataforma virtual. As atividades programadas para esse primeiro encontro compreenderam a introdução de alguns recursos do Tablet Educacional e o planejamento de uma ação pedagógica ao uso do Tablet. Os conteúdos trabalhados foram: tecnologias digitais nos processos de planejar, de ensinar e de aprender; apresentação do projeto; elaboração de uma ação pedagógica com o Tablet; apresentação da plataforma Moodle, e; orientações gerais sobre os encontros de formação nas escolas. Na formação esses conteúdos foram trabalhados tendo por princípio maior o Letramento digital dos profissionais da educação. 

Após se ambientarem na plataforma virtual do projeto, acessando a Sala de Formação,  os professores Tutores interagiram entre si, realizando postagens no fórum de debate, mostrando-se bastante envolvidos com a proposta de usar pedagogicamente os Tablets Educacionais, uma postura que certamente contribuirá para o sucesso do projeto e para a formação tecnológica dos professores das escolas beneficiadas.

Nesse mesmo dia aconteceram encontros de formação nos municípios de Guarabira e de Itabaiana. Na semana de 09/09 a 13/09 serão formados professores Tutores das escolas atendidas pelo NTE de Campina Grande, de Patos, de Cajazeiras e de João Pessoa.  O projeto, que está sendo desenvolvido em parceria com Ministério da Educação e Cultura - MEC,  Secretaria de Estado da Educação da Paraíba - SEE PB e Universidade Federal da Paraíba - UFPB,  tem por proposta o uso pedagógico do Tablet Educacional com a formação de mais de 5 mil educadores da rede estadual de ensino de 200 escolas do estado.